quarta-feira, 24 de novembro de 2010

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO
 “O Encanto das fábulas para a leitura e escrita”.

As fábulas como "A cigarra e a formiga", “A tartaruga e a lebre", "A cegonha e a raposa”, por exemplo, são histórias antigas, que sempre trazem uma lição àqueles que as escutam. Essas fábulas são narrativas curtas e geralmente com diálogos, os personagens quase sempre são animais e transmitem um ensinamento.
            Trabalhar com fábulas é muito importante e prazeroso, pois além de trabalhar com o lúdico (animais, natureza), elas nos ensina valores importantíssimos, de forma prazerosa desenvolve valores fundamentais à vida em sociedade.
O brasileiro Monteiro Lobato dedica um volume de sua produção literária para crianças às fábulas, muitas delas adaptadas de Fontaine. Dessa coletânea, destacam-se os seguintes textos: "A cigarra e a formiga", "A coruja e a águia", "O lobo e o cordeiro", "A galinha dos ovos de ouro" e "A raposa e as uvas”.
Queremos então que compartilhes conosco uma atividade a ser realizada em um blogquest já criado para postagens da pesquisa que vocês irão realizar sobre fábulas na Internet. Para isso, fornecemos alguns exemplos de fábulas, materiais diversos para você pesquisar e enriquecer seu trabalho e tornar-se capaz de também ao final da atividade possa postar uma mini fábula em seu blog. Então...Mãos à obra!



                                              


Um comentário:

  1. Atividade muito criativa, pode ser usada, inclusive, com alunos menores, onde podemos ler a fábula e fazer atividades de ilustração e pintura, os alunos adoram.

    ResponderExcluir